sábado, 2 de junho de 2007

A farra do Boi deprimido

Fim de semana desses,fui tocar numa cidade aqui perto. E lá estava eu num ônibus de bancos apertados,com o meu violão e uma mochila.A moça da rodoviária aqui ,me disse que o ônibus iria vazio, tal foi o engano dela ,que não só ficou cheio,como havia um revezamento de pessoas que desciam e subiam,em suma o ônibus,parando a todo momento, era o que se chama de "Cata-corno".
E é exatamente isso que fazia a viagem tornar-se mais longa.Tantas pessoas sentaram do meu lado,saíram e entraram outras em seu lugar.Como era a primeira vez q eu ía a essa cidade,fiquei atento à viagem e não dormi como de costume,o que fez o trajeto ficar mais longo ainda,isso sem contar que o ônibus quando não estava parado,ía muiiito devagar,por causa das condições da estrada.
Num determinado momento,como que por milagre,ele começou a acelerar.Era uma parte boa da estrada e não havia ninguém prá descer ou subir,um otimismo tomou conta de todos ,enfim parecia que íamos algum lugar.Mal começei a perceber a satisfação vindo dos olhos de todos alí,quando o digníssimo coletivo deu uma freiada brusca.Como eu estava na janela e havia muita gente em pé no corredor,não pude ver o que acontecia.Perguntei a uma moça ao meu lado,que até então eu não havia percebido que era outra e não mais a que estava antes,o que havia acontecido.Ela me respondeu "Bois".

O ônibus voltou ao seu passo vagaroso , buzinava e piscava os faróis.Foi então que os bois começaram a passar ao lado do ônibus e então pude vê-los.A moça ao meu lado também e fez um comentário:"Boi branco,tinha quer ser boi branco..."
Fiquei curioso e perguntei o que havia prá culpa ser do boi branco,já que entre os bois que vi,só tinha um branco.Ela me disse:

_Eles são loucos!Cheia de uma enorme certeza.
_Como assim loucos?Retruquei.
_Loucos..ora...suicídas,sempre se jogam na frente de ônibus,carro, o que tiver vindo na estrada.
_Mas só havia um boi branco?ela ignorou isso que eu disse.Insisti ,perguntando qual o motivo deles serem suicídas.
_Acho que tem a ver com esse negócio de serem castrados...não é Cileide?Tentou ela confirmar com a amiga q estava no banco do lado e a amiga confirmou com um só movimento da cabeça.
_Mas, partindo do princípio que são bois ,não seriam todos castrados,o branco,o preto,o malhado?Continuei na minha questão.
_é...mas...ah ,sei lá,só sei que são loucos.Disse ela,já demonstrando impaciência por eu estar indagando tanto um fato , que prá ela era totalmente verdadeiro.

Não pude fazer mais nada,entrei numa equação existencial e a minha vontade era de levar àquela moça do meu lado o que se passava na minha cabeça e disparar mais perguntas a ela.Mostrar-lhe que não havia nada de racional no que ela havia dito.Como poderia um Boi branco, se tornar um suicída?Haveria racismo no pasto?Seria a ausência de chifres que o deixava deprimido?Eu poderia até avisá-lo que nos humanos , a presença de chifres é que leva a depressão.Teria ele contas a pagar?Um filho que não lhe desse orgulho?Não,isso não poderia, como falado antes,ele era castrado.Então seria isso?A castração?Mas os bois de outra cor,também são castrados.Voltei ao mesmo ponto que abordei com ela e eu ainda na mesma crise.

Poderia ser uma castração pessoal,social,psicológica... É,essa seria a idéia central ,a castração em todas as suas formas.A castração pessoal, a pessoa reprimida achacada em sim mesma.Seja pelos pais,pelos colegas de escola ou do trabalho,pela igreja,pelo governo,pela justiça.A castração social, a falta de grana,de condições decentes prá viver,não ter um troco sobrando prá beber uma cerveja entre amigos. Ou a castração psicológica,devido a um trauma,uma neurose,uma fobia.
Mas isso tudo se atém a aspectos humanos ,isso tudo pode levar uma pessoa a ficar deprimida,paranóica ou até ao suicídio.E agora?

Pensei,pensei e desisti de falar qualquer coisa a mais sobre isso prá moça ao meu lado.Melhor seria realmente ela ter essa sentença ligada a realidade do Boi Branco.É muito mais reconfortante e divertido prá qualquer um, pensar assim.E imagina então falar disso num churrasco?

Seria essa a representação de uma vida despedaçada,ou o
mapa de um bom churrasco?

11 comentários:

Unknown disse...

Se o churrasco for o problema, posso dormir de consciencia tranquila...

mycinnamonaway disse...

Acho que todo [boi] é um tantinho deprimido. Alguns poucos - mais covardes ou corajosos, o adjetivo mais apropriado depende de seu ponto de vista acerca de suicídio - são os que realmente tentam se jogar em frente a um ônibus.

Eu tive um acará bandeira suicida. Por duas vezes, tentou jogar-se para trás do balcão onde repousava o aquário. Recuperei-o em ambas.


Morreu de velho.

Unknown disse...

Coitado do boi!!
Além de chifrudo é louco!!!
Muito legal o seu blog!!

Anônimo disse...

Tipo...louka é a mulher e naum o boi....

e vc ainda gasta tempo se perguntando o pq...hahaha

tsc tsc..esses bois brancos..sao tdo bando de maconheiro hahahahahaha....

Anônimo disse...

sou psicologa de boi...ja tratei de muitos casos parecidos e posso te explicar pq boi branco é maluco...pela simples e única razão..ele eh branco!

Anônimo disse...

Quando eu era crianca pequena la no Piaui, os bois brancos tambem se jogavam na frente dos carros. Putz Connan, isso eh o novo enigma da humanidade. Conte comigo para solicona-lo.

Erica Zambrano disse...

talvez ele tenha parado na frente do ônibus como protesto contra sua castração. o.o

Anônimo disse...

Acho que a vida dos bois em geral nao é muito animada,é?
Vai ver é por isso,esse instinto suicida...Mas por que os brancos,meu Deus??
Aposto que a Cileide sabia e nao quis dizer...ela sempre faz isso.

Como sempre, ótimo texto,divertidíssimo.E afinal,qual era a cidade?

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHHA
Muito bom! Seus pensamentos tem nexo...
Mas acho q a mulher ao seu lado nem está tão louca assim... não sei te explicar mas dizem que depois de castrados os cavalos mais escuros tendem a ficar menos pacientes... acho q então no boi é ao contrario... o branco fica estressado!
hehehehehehehehehe
Afinal... se coloca no lugar no coitado do boi branco! Como vc mesmo disse, só havia um... um branco em volta de vários outros de diferentes cores... “as pessoas” ainda o chamam de suicida (sendo ele mesmo o suicida ou não)... ele não tem chifre, o que relativamente é normal entre os bois, pelo menos os bois q o cercavam...

é realmente triste...

Já sobre a foto... prefiro pensar q é um mapa para um maravilhoso churrasco! :D

Anônimo disse...

Acho q algum louco boi branco, nao deixo uq meu comentario ficasse aki,rsrs. po..churrasco..... eu ia parar de comer carne, mas ae, em antropologia con-sanguinea(espero ter escrito certo), aprendi que nao passo parar de comer carne, c vc tem sangue tipo O é necessario mesmo, e o fato de eu nao gostar de feijao tah nisso do sangue, mto mto legal neh? intao, mais bois brancos malucos irao fazer parte da minha alimentaçao.







a velha q era doida, mas essa....eu nao como.

Anônimo disse...

Só acontece isso com você professor!

Enfim, loucos?

Mas quem estaria no caminho? Vcs ou eles?
Sendo atropelados por uma manada de bois.hauahuah