domingo, 7 de dezembro de 2008

Fones:Do Seu Zé até Thom Yorke

Há muitos e muitos anos atrás ,quando eu era apenas um jovem guri.Havia um porteiro onde eu morava, o Seu Zé.Ele era aquele típico Porteiro-personagem.Ele era capaz de responder "Boa noite" quinze vezes se alguém lhe desse "Boa noite" quinze vezes.As vezes não era preciso nem dizer "boa noite" ,bastava dizer qualquer coisa que ele respondia.Um amigo e vizinho meu tinha a mania cruel de intercalar cumprimentos como: "Vai a m... Seu Zé" ,"Vai tomar no... Seu Zé".Sim ,muita maldade,mas ele sempre respondia "boa noite".Era algo automático ,ainda ajudado por uma audição já precária ,do sonolento vigia.Mas era um problema de mão dupla ,quando ele queria nos contar algo ,era uma dificuldade entendê-lo.
Ele teve lá algumas histórias prá contar,como da vez em que ouvindo o seu radinho de pilha,sentado na frente do prédio e sim,naquela época não havia grades e nem portão,ele dormiu e teve o seu radinho gentilmente levado.Digo gentilmente,porque o ladrão nem acordou o Seu Zé,aliás,missão difícil era acordá-lo.O gatuno,apenas tirou o rádio da mão do onírico Seu Zé e o levou.Confesso que rolaram suspeitas sobre algum dos moradores ter feito isso,não por precisar ou querer o rádio,mas por talvez não conseguir dormir com o rádio do Seu Zé ligado madrugada a dentro,em volume alto,com algum sermão sobre inferno e salvação.

Eis que agora,lembro do Radinho do Seu Zé de forma nostálgica,ele era inofensivo.A evolução da tecnologia nos trouxe a melhoria nos rádios,nos auto falantes,nos fones.Mas como somos o eterno homem que vivia nas cavernas,nos defrontamos hoje,na rua,no ônibus,em qualquer lugar com irritantes celulares tocando coisas irritantes,nas mãos de guris mal educados.Celulares com falantes mais ranhetas que os do rádio do zelador da minha infância.Nos levando a um inferno auditivo,sem salvação.A não ser que alguém reviva o citado gatuno e ele leve esses aparelhos para algum lugar bem perto da China,bem longe d'aqui.Ou então que essa gurizada descubra uma inovação tecnológica não tão recente assim,o Headphone.

E esse é o outro lado da moeda,a maravilhosa vida sob fones.Esse primor da vida moderna,Convivo com eles desde a época do Walkman,daqueles que gastavam trocentas pilhas em meia hora,mas que as pilhas ainda serviam prá ouvir o rádio,fitas K-7,não mais ,só em rotação fantasmagórica.

A vida maravilhosa sob os fones,nos leva a mundos maravilhosos,nos tornamos misantropos por instantes mágicos.É o milagre da ausência de conversas tolas em seus ouvidos.Caminhar nas ruas,ouvindo aquilo que você quer ouvir.Aumentando a percepção do seu olhar sobre os outros,sim você passa a interpretar,a ler melhor as pessoas pelo olhar delas nas ruas,ou então você abstrai tudo a sua volta.Você abastece a trilha sonora do seu dia,não há coisa melhor.Podem nessa hora me acusar de estar fazendo uma apologia a alienação.Mas pelo menos é uma escapada necessária desse mundo, sob a voz do Jeff Buckley,do Thom Yorke.Aliás,posso especular sobre o que ouviria Thom Yorke em seus fones,já que o Buckley já foi dessa prá alguma outra ,melhor ou não.O que será que ouve o cara que eu ouço?

Mas devo confessar que certa vez,no ônibus,eu ainda não havia posto os fones.E uma senhora ,sentada atrás de mim,com uma voz daquela,insuportavelmente médio-aguda,falava com uma amiga e com um rapaz ,que estava no banco ao lado dela e que parecia ter lhe vendido um desses produtos de beleza de catálogo,sobre as desventuras que ela teve com o produto.Pelo o que eu entendi,ela comprou um creme para o cabelo e a amiga um hidratante prá pele.Ela falava num volume alto e na hora fiquei um pouco irritado,mas por algum motivo,achei que seria ofensivo eu ali na frente dela pôr os fones.Ela continuava a história que se resumia a uma troca dos produtos entre ela e a amiga,uma troca acidental.A amiga que era a que estava a seu lado no ônibus,ao chegar em casa,percebeu a troca,já a ensurdecedora senhora...não e passou o hidratante de pele em seu cabelo.Ao fim da história ela mais exaltada ainda, falava com ele:
_Agora veja você!!!Estou com o meu cabelo ensebado há 3 dias!!!!!Todo ensebado!!!Tá um nojo!!!Uma melecada só!!!!
Não precisa dizer que todos no ônibus se viraram prá olhar o cabelo dela,inclusive eu.


Isso,Sr. Yorke,tape os seus ouvidos ou compre Headphones!!!

4 comentários:

Erica Zambrano disse...

ahahah adorei, como sempre xD
headphone eh a salvaçao!
da vontade de matar todos esses que andam ouvindo musica alto de seus celulares, argh x-x
odeiooo =P

Anônimo disse...

haahahha o ruim de usar fone de ouvido q se fika surdo c o tempo , mas eh taum bom haahah

Eu falo fone de ouvido mermu..num sou xiki! hahaha

Connan ve meu site q eu acho q vc num viu: www.maric.com.br

agora vo mmimi q o sol nasceu.

Anônimo disse...

Essas pobres de bus q ficam falando alto...pega o creme p colhega. haahah

Penélope disse...

Caraca, você escreve muito bem, xixer! Parabéns!