sábado, 8 de setembro de 2007

"O teu medo de ter medo de ter medo"

Temos tanto a aprender sobre nós mesmos,que simplesmente pensar nisso,nos apavora.Talvez a natureza tenha criado uma porta automática de defesa prá nos proteger de nós mesmo.Pelo simples fato que conhecer a si mesmo é um desafio milenar.E dentre tantas burradas que a humanidade fez e faz,essa que seria a mais nescessária,não conseguimos.Na verdade,temos medo e apenas desconfiamos do porquê.

O Planeta Terra é feito em grande parte de água,terra, fobias e ponhamos nisso,hidrofobia.Um monte de gente andando por aí com medo,secretos ou públicos,tão somente o medo.Um vasto cardápio;medo de abelha,medo de se engasgar comendo farofa,medo de suco de groselha,medo de telefone,medo da caixa do correio,medo de uma nova Era Glacial,medo de usar "o ponto e vírgula",medo de ter medo.
Na maioria das vezes,não tem lógica,lembro de um cara que conheci de 2 metros de altura e de largura,fazia judô e tal.Mas se via uma barata,corria como uma zebra assustada com o leão.Por mais que eu dissesse a ele que o pé dele era como se fosse um grande asteróide prá barata,não adiantava.

O meu amigo Doc,me disse certa vez que um medo inexplicável, normalmente pode estar ali prá nos proteger de um medo maior,acho que foi assim que ele disse.Eu não duvido disso,mas temo por imaginar que existe um medo maior do que os que eu já tenho e ele está em algum lugar aqui dentro,só me mandando os medos "Bucha de canhão".Eu por exemplo,tenho medo da Justiça,ou melhor,da falta dela.Enfim,basta lembrar do País em que vivemos,vermos o jornal e em segundos percebemos que se não temos foro privilegiado,corremos risco,mesmo que não tenhamos feito nada.E os que vivem sobre essa "proteção",ficam por aí roubando milhões e a nossa paciência.O que aliás,nos lembra o fato que agora vivemos num país em que a fobia coletiva é "o medo de ser feliz".Já que num certo momento quando a maioria não teve medo de ser feliz...bom já sabemos o resto da história.

Já declarei aqui,em outro momento,que também tenho Anfíbiofobia.Tá aí mais um medo que não tem explicação a não ser a de que anfíbios são nojentos e que não se deve confiar em seres que "mijam" pelos olhos,já que dizem que os olhos são o espelho da alma.

No sentido metafísico do absurdo histórico humano(essa foi prá quem tem medo de pessoas que ostentam na fala),os medos inexplicáveis são os melhores.Não é difícil imaginar uma criança com medo do Ronald MacDonald,isso é algo óbvio e de certo modo,não é interessante.Mas posso crer que existam até pessoas que tenham medo de canários,alguns com medo do Canário Belga,outros com medo do Canário da Terra.Isso sim seria algo interessante.

Mas o medo não é um fator humano,pode ser divino também,basta lembrar que Deus,por solidão,criou o Homem e logo em seguida ele criou o ditado "antes só do que mal acompanhado".E é dele o primeiro medo da história do mundo,o medo do escuro,aquele que a gente sentia quando era criança.Está lá na Bíblia,que no início era o vazio e aquele papo todo... e disse Deus "Haja luz!!!".E houve Luz.

Isso é apenas um teste,descubra se você tem medo do Canário da Terra
ou do Canário Belga.

9 comentários:

Anônimo disse...

Poxa....muita maldade da sua parte.....eu comecei a ter tremedeira e a suar frio..só por ver a foto desse canario.

Tiveeee trauma de infancia com ele....Quando eu era apenas um bebê , ele me agrediu fisicamente e verbalmente....levei 500 pontos.

Hhahaah...mas meu maior medo é de alguem falar cmg comendo farofa e naum de se engasgar com ela. haahahha

Eu num tenho medo de barata e nem de sapo e outros bichos assim estranhos....tenho nojo mesmo...me dá até nervoso haahha...menos largatixa pq eh bonitinha...ela eh transparente ..dá pra ver o coração dela batendo haha e o legal, ela grudaaaaa!!!!!! Figurinha..adoro figurinha!

Meu medo no real...é falar com as pessoas haahha....pode rir!!! -_-
Fala que eu te escutoooo.....

Anônimo disse...

Nao tenho medo da Era Glacial mas estamos no periodo de ela (re)começar, jah q fazem 12 mil anos da ultima... comentar com informaçao é chato ainda mais coisas q todos sabem... ah eu tenho medo de aranha, é... e como morador de mury vc sabe q aparecem umas bem sinistras por aqui, um dia entrei no meu quarto ae abri a porta pra ir no meu banheiro e tinha uma aranha gigantesca, pra osquem ta pensando besteira, nao é um conto sexual,podem parar de c animar, voltando ao assunto, tinha uma aranha gigantesca dentro da minha pia eu cai pra traz dentro do meu quarto e logico o meu grito foi " MÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAE" minha mae veio desesperada pelo meu grito, matou a aranha e depois disse q ela nao era nem tao grande....

q conto chato e grande heim,hehehehe.

Caminhante disse...

Eu conheço gente com fobia de borboletas...

Acho que a pior coisa das fobias é que quando elas parecem ridículas pros outros eles não respeitam. Pior: de sacanagem querem colocar a gente diante dela, só pra ver a nossa reação. Por causa disso, eu parei de contar por aí qual a minha fobia...

Unknown disse...

Seu título me lembrou uma musica do Lenine com a participação de Julieta Venegas - Miedo... sobre os medos... bem, tenho tido aulas de Saúde Mental no curso de enfermagem ultimamente e estou estudando as fobias...os medos...como preferir. O que o seu amigo falou tem muuito nexo "um medo inexplicável, normalmente pode estar ali pra nos proteger de um medo maior"... a definição de fobias segundo meu professor são transtornos de ansiedade... ae a pessoa demonstra uma série de reações, tipo suor etc, diante do que lhe da medo. Ele diz tbm que o medo é sempre relacionado a um... tipo um detalhe... ah, um aspecto do seu inconsciente a sua origem... ae acaba sendo simbolização de algo maior... assim como seu amigo falou!!
ah, eu explico muito mal.. Espero q tenha entendido!!!
Mas não se preocupe...fobia de animais peçonhentos não conta!
Já eu, moooorro de medo de escuro... e isso sim pode ter algo maior "escondido"...
Bem, q seja.... por enquanto é só o escuro! :D
Adoro seus textos... mas se eu ficar falando isso sempre vou ficar muito chata... então falo por uma ultima vez! ADORO SEU TEXTOS!
Beijos

guilherme sanches disse...

Cara,eu descobri que um amigo meu tem medo de ameixa!
Depois dessa não duvido mais de fobia nenhuma...a minha é por sapos,sei lá porque.
Muito bom texto,
abraços!

Anônimo disse...

Bom, eu tenho alguns medos completamente inexplicáveis.

Por exemplo, alguém já ouviu falar do peixe-pedra? Pois, pronto. O peixe-pedra é um dos peixes mais venenosos do mundo. Aliás, é um dos animais mais venenosos do mundo. Além disso, se o veneno não matar a vítima em 30 minutos, a dor o fará.

Esse peixe habita águas do tropicais dos oceanos Índico e Pacífico. Ou seja, aqui no Brasil, seria impossível pisar em um desses.

Mas, quem me garante que eles não sejam adeptos de migração, hein? Portanto, sempre que vou à praia, em vez de me aventurar em águas dsconhecidas e venenosamente perigosas, faço uma piscininha, à beira d'água, e tomo banho auxiliada por um baldinho.

É vexaminoso? Sim. Morrerei algum dia do veneno do peixe-pedra ou mordida por um tubarão? Jamais.

Anônimo disse...

E tenho medo de cigarras, também.


Quando outubro chega, em Brasília, eu fecho as janelas do meu quarto e só as reabro em meados de janeiro.

Anônimo disse...

aaaai, ri mt como sempre xD

uma amiga minha tem medo de bicho-pau
vai entender xD

La Víbora disse...

Oieeeeeeeee...
Nao disse q vinha?XD

entao!!!
Nossa eu tenho medo d tanta coisa...xD

So cagona mesmo =P

Mto massa o texto =)
parabens!!!!
bjo