quarta-feira, 25 de abril de 2007

Polaroid

É bem comum , algumas pessoas usarem a expressão q "O passado é em preto e branco".

Devido aos filmes e fotos antigas,chegamos a pensar ,ou imaginar assim mesmo. Não a toa,alguns documentários sobre a segunda guerra,mesmo sendo os dramatizados agora,optam por imagens em preto e branco,ou no máximo ,em sépia.

Acredito que quando eu era guri imaginava a juventude dos meus avós em preto e branco e a juventude dos meus pais, naquele colorido por demais pontilhado,como em alguns filmes dos anos 60 e 70.

Então chego a conclusão q a gurizada de hoje, imagina a minha juventude , como algo próximo dos clipes do fantástico e aquilo era horrível.Imaginam tudo com aquela iluminação com reflexos contra a câmera como nas fotos da Playboy nos anos 70(final) e 80.

E mais ainda do q tudo ,eles imaginam a infância de quem hoje tem de 30 anos prá cima ,como fotos de uma Polaroid ,aquela máquina em vc tirava a foto e ela logo em seguida "cuspia" a foto prá vc ver, após alguns minutos esperando a imagem surgir. Ainda hoje existe a Polaroid assim e se tornou mais uma escolha estética.

Deve pensar um guri de 17 anos ..." Que coisa pré-histórica! ". Mal sabe ele que existia coisa pior ,as máquinas descartáveis , como a Love , por exemplo, tive uma dessas , vc tirava a foto , revelava e 1 ano e meio depois, já não sabia quem era a pessoa na foto.É , a imagem ía sumindo , algo parecido com a família do personagem do Michael J. Fox ,em De volta para o futuro .

Mas eis q essa gurizada de hoje ,tb vai ter a sua vez, no futuro...

Já posso imaginar uns adolescentes ,daqui uns anos,com uma máquina de hologramas em 3D ,postada em cima da mesa da sala de estar ,vendo fotos .
E na imaginação deles, o passado nada mais vai ser q um mundo cheio de defeitos retocados pelo Photoshop.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Pedro , tem sálvia aqui ?

Ontem me deparei com um Tópico inusitado ,lá na comuna de Nova Friburgo.
O título era (em caixa alta)"JESUS DOS CRENTES".´
Daí , é claro q a curiosidade me impeliu a ler o post q dava o nome ao tópico.
Era um pequeno poema ,em 3 versos ,de rimas de gosto duvidoso e de conteúdo preconceituoso e carregado de intolerância religiosa.
O poeminha seria tão bonitinho ,caso não fosse tão ridículo...
Na primeira estrofe,narrava um "Jesus" dos católicos ,fazendo alusão a imagens mortas e tal, e claro ,depreciando.
Na segunda estrofe , narrava um "Jesus" da Umbanda ou do Candomblé, fazendo alusão a velas,galinhas mortas e tal...e novamente, depreciando.
O terceiro, esse sim o "JESUS DOS CRENTES"!!!Em q era exaltado ,glorificado e justificado de uma maneira bem torpe ,como o correto e absoluto "Jesus".
Dali prá baixo,nos outros posts ,não faltaram reclamações ao preconceito e a falta de respeito a fé e a religião de outros.
Hoje ,percebi q o tal Tópico ,foi apagado.

Claro q eu não vou aqui compartilhar da mesma intolerância.Não crio laços de amizade por religiões ou algo assim.E também me canso dessas conversas de verdade absoluta ou salvação absoluta prá aqueles q se acham "escolhidos".

Mas na verdade ,isso me remeteu a um filme do Buñuel ,o filme é de 1969 e se chama "Via Láctea"(La Voie Lactée).
O filme trata de várias questões religiosas, de maneira polêmica e até prá alguns ,as vezes ,herética.
Mas uma cena em Particular ,me veio a memória...
Não me lembro se exatamente na cena havia um garçon e um Mâitre , mas estavam arrumando as mesas de um restaurante e conversando sobre religião.
Um deles ,ou os dois, começam a debater sobre um Cristo mais humano e dentro disso criam algumas questões hipotéticas. Numa dessas ,um deles questiona , se Jesus tivesse problemas em ser pontual, como seria.Corta prá cena...
Os Apóstolos reunidos ,num monte ou algum lugar assim e reclamando uns com os outros q Jesus estaria atrasado,que eles já estavam alí mofando há algum tempo.Todos já mau humorados com isso.
E eis q chega Jesus correndo ,ofegante,pedindo desculpa a todos:
_Me desculpem o atraso ,diz Jesus ,ainda tentando recuperar o fôlego
_Senhor ,estamos aqui desde a segunda hora do dia (algo assim) ,já estávamos mais q impacientes!!!O Senhor tem um sermão a fazer!!!
_Me desculpem ,meus amigos,mas no caminho encontrei uns leprosos q me pediram q eu os curasse,logo adiante um cego,depois foi um surdo e mais umas ressureições.Por isso me atrasei.
_Então vamos ,Senhor, o povo nos espera.

Bom ,creio q devo ter errado nos detalhes ,mas é mais ou menos por aí, a cena.
O q me faz pensar sim, q quando se trata de religião, torna-se um costume complicar aquilo q nem se conhece com exatidão. E q se deixa de lado, toda a parte humana.E q algumas pessoas tentam impôr a sua maneira de pensar as outras.

Com isso ,fiquei aqui imaginado várias dessas cenas ...digamos...corriqueiras
Imaginei Jesus e os Apóstolos comendo uma peixada ,com os peixes pescados e feitos por Pedro.
_Pedro,esse peixe está divino!!!
_Obrigado ,Senhor , responde Pedro com um sorriso.
_é melhor q a receita da minha Mãe, nem em 2 mil anos ,eu comeria um peixe assim tão saboroso!!!
_Mas Senhor ,Maria ,sua mãe, é uma ótima cozinheira ,me sinto lisonjeado em ter a minha receita ,comparada a dela.
_Mas me diga Pedro.Quais foram os temperos q vc usou aqui?
_Mestre,sendo o Senhor o q tudo sabe e conhece e q já multiplicou pães e tb peixes. Deve logo descobrir quais os temperos q eu usei.
_Sim Pedro,mas seu tivesse multiplicado os peixes com esse tempero,não teria tanta gente assim querendo me crucificar...
Um silêncio constrangedor percorre a sala e é logo interrompido.
_Pedro,tem Sálvia aqui , não tem?

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Enfim, uma grande questão!!!

Bom,ponho-me hoje ao primeiro desabafo, expondo uma das minhas grandes dúvidas,algo q me deixa há alguns anos preocupado.
Essa preocupação é com os golfinhos,não uma preocupação ecológica , mas de caráter social, sobre o círculo de amizade deles.
Tudo começou há alguns anos, qd nos mudamos prá um apartamento,onde não podemos arcar com a despesa da tv a cabo. Sendo assim,ficávamos a ver a TV aberta.
Na madruga,depois de eu gastar um tempo da minha humanidade na Internet, ou de ter trabalhado em alguma gravação ou mixagem, eu partia prá TV ,prá sentir sono e ir dormir.
Em muitas dessas vezes, me deparei com a série "Flipper".
Olhava a série ,apenas prá pegar no sono , então nem prestava atenção em nada . Até q num determinado dia , percebi um padrão nos episódios. E isso tornou-se um daqueles momentos em q a vida parece querer te questionar.
E a questão era: Porque o Flipper encontrava, em meio a uma nadada e um salto qualquer, tanta gente perversa , má , cruel?
Que pecados comete um golfinho prá merecer estar rodeado da mais pura escória?
Dono de Hotel , Pescador , Caçador , jornalista sensacionalista, Cientista canalha, Especuladores do setor imobiliário...
Fosse quem fosse ,eram todos péssimas companhias prá qualquer pessoa. Todos candidatos a candidatos a deputados do DEM.
Nada até hoje, me fez compreender isso.
Pensei nos parques aquáticos ,na Flórida e aqueles golfinhos pulando prá pegar peixes nas mãos dos treinadores,fazendo a platéia vibrar. Será que aqueles treinadores são tão cruéis e após o show ficam criticando a performance dos golfinhos ,os depreciando?
Será q os peixes vem com pimenta?E os administradores dos parques? O q devem fazer a eles?Tenho medo de imaginar.
Talvez esse seja o motivo daqueles votos obscuros do Bush , na Flórida?
Mas ,diferente desses outros golfinhos, percebi em seguida q o Flipper ainda tinha um consolo.
Ele tinha a Jessica Alba na série , q de vez em qd nadava com ele,segurando em suas barbatanas, quem não gostaria de ter a Jéssica Alba nadando ao seu lado , segurando em suas barbatanas?
Claro,alí, ela ainda era uma moça púbere,não tão opulenta como agora.
Mas nem precisava ser tão inteligente quanto um golfinho , prá perceber q o futuro da moça ,era promissor.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Buenas

A primeira postagem, a gente nunca esquece,creio eu.
Relutei muito em fazer um Blog ou Flog , durante muito tempo.Acredito q um Blog,na maioria das vezes , nada mais é q um registro do anonimato.E Flog... bem ,não sou bonito assim prá ficar expondo fotos minhas.
Não tenho exatamente idéia do que vou escrever aqui, posso lhes garantir alguns erros de português,alguns dias de bom humor , outros de mau humor.Não sei também, até quando vai durar isso.Menos ainda conheço a utilidade que vão ter os assuntos que eu vou mencionar aqui.
Tem uns Blogs dos quais eu sou fã e q provavelmente ,vou citá-los em breve.Até pq ,não tenho idéia , ainda, de como pôr um link aqui.
Hoje ,por exemplo, nada tenho a dizer,sendo redundante com o título do Blog.Mas acredito q essa também,é uma oportunidade de eu expressar alguma coisa q não seja só pelas minhas músicas.Músicas tem métrica , ritmo , estrofes , refrão...o q for.
Não que eu ache que eu tenha tanto assim a dizer q já não seja cantado,mas q eu possa dizer de forma diferente e como eu já disse nada tenho a dizer agora.
Considero esse um grande e perigoso sintoma de escrever um Blog, nada tenho a dizer e perco linhas e mais linhas,prá dizer isso.Sendo assim,acho melhor não me alongar muito.
E aqui eu começo o registro do meu anonimato e quem sabe d'aqui 1 ano ,tenha festa e bolo e eu comemore isso como uma superação a minha preguiça.