quinta-feira, 19 de abril de 2007

Pedro , tem sálvia aqui ?

Ontem me deparei com um Tópico inusitado ,lá na comuna de Nova Friburgo.
O título era (em caixa alta)"JESUS DOS CRENTES".´
Daí , é claro q a curiosidade me impeliu a ler o post q dava o nome ao tópico.
Era um pequeno poema ,em 3 versos ,de rimas de gosto duvidoso e de conteúdo preconceituoso e carregado de intolerância religiosa.
O poeminha seria tão bonitinho ,caso não fosse tão ridículo...
Na primeira estrofe,narrava um "Jesus" dos católicos ,fazendo alusão a imagens mortas e tal, e claro ,depreciando.
Na segunda estrofe , narrava um "Jesus" da Umbanda ou do Candomblé, fazendo alusão a velas,galinhas mortas e tal...e novamente, depreciando.
O terceiro, esse sim o "JESUS DOS CRENTES"!!!Em q era exaltado ,glorificado e justificado de uma maneira bem torpe ,como o correto e absoluto "Jesus".
Dali prá baixo,nos outros posts ,não faltaram reclamações ao preconceito e a falta de respeito a fé e a religião de outros.
Hoje ,percebi q o tal Tópico ,foi apagado.

Claro q eu não vou aqui compartilhar da mesma intolerância.Não crio laços de amizade por religiões ou algo assim.E também me canso dessas conversas de verdade absoluta ou salvação absoluta prá aqueles q se acham "escolhidos".

Mas na verdade ,isso me remeteu a um filme do Buñuel ,o filme é de 1969 e se chama "Via Láctea"(La Voie Lactée).
O filme trata de várias questões religiosas, de maneira polêmica e até prá alguns ,as vezes ,herética.
Mas uma cena em Particular ,me veio a memória...
Não me lembro se exatamente na cena havia um garçon e um Mâitre , mas estavam arrumando as mesas de um restaurante e conversando sobre religião.
Um deles ,ou os dois, começam a debater sobre um Cristo mais humano e dentro disso criam algumas questões hipotéticas. Numa dessas ,um deles questiona , se Jesus tivesse problemas em ser pontual, como seria.Corta prá cena...
Os Apóstolos reunidos ,num monte ou algum lugar assim e reclamando uns com os outros q Jesus estaria atrasado,que eles já estavam alí mofando há algum tempo.Todos já mau humorados com isso.
E eis q chega Jesus correndo ,ofegante,pedindo desculpa a todos:
_Me desculpem o atraso ,diz Jesus ,ainda tentando recuperar o fôlego
_Senhor ,estamos aqui desde a segunda hora do dia (algo assim) ,já estávamos mais q impacientes!!!O Senhor tem um sermão a fazer!!!
_Me desculpem ,meus amigos,mas no caminho encontrei uns leprosos q me pediram q eu os curasse,logo adiante um cego,depois foi um surdo e mais umas ressureições.Por isso me atrasei.
_Então vamos ,Senhor, o povo nos espera.

Bom ,creio q devo ter errado nos detalhes ,mas é mais ou menos por aí, a cena.
O q me faz pensar sim, q quando se trata de religião, torna-se um costume complicar aquilo q nem se conhece com exatidão. E q se deixa de lado, toda a parte humana.E q algumas pessoas tentam impôr a sua maneira de pensar as outras.

Com isso ,fiquei aqui imaginado várias dessas cenas ...digamos...corriqueiras
Imaginei Jesus e os Apóstolos comendo uma peixada ,com os peixes pescados e feitos por Pedro.
_Pedro,esse peixe está divino!!!
_Obrigado ,Senhor , responde Pedro com um sorriso.
_é melhor q a receita da minha Mãe, nem em 2 mil anos ,eu comeria um peixe assim tão saboroso!!!
_Mas Senhor ,Maria ,sua mãe, é uma ótima cozinheira ,me sinto lisonjeado em ter a minha receita ,comparada a dela.
_Mas me diga Pedro.Quais foram os temperos q vc usou aqui?
_Mestre,sendo o Senhor o q tudo sabe e conhece e q já multiplicou pães e tb peixes. Deve logo descobrir quais os temperos q eu usei.
_Sim Pedro,mas seu tivesse multiplicado os peixes com esse tempero,não teria tanta gente assim querendo me crucificar...
Um silêncio constrangedor percorre a sala e é logo interrompido.
_Pedro,tem Sálvia aqui , não tem?

9 comentários:

Caminhante disse...

"_Sim Pedro,mas seu tivesse multiplicado os peixes com esse tempero,não teria tanta gente assim querendo me crucificar..."
Adorei!

Erica Zambrano disse...

UHAUAHAUHAUAHAUHAUAHA XDDDDDDD
Morri aqui Connan xDDDD Só vc mesmo, hahahahahahahaha XDDD


Esse negócio de religião é meio maluco demais... E agora esse papa maluco tá querendo voltar a rezar missa em latim, haha, voltou pra Idade Média em questão de segundos! XD
Aaaai, gente maluca! (e olha que eu estudo em colégio católico, yaaaay ¬¬)

Byyye Connan o/

talitinha disse...

rs... muito bom!
como seria Jesus na vida moderna é uma questão intrigante... Ele teria de lançar mão de seus dons e milagres com muito mais freqüência...

realmente... as pessoas vivem no 8 ou 80, não tem jeito.

=*

Anônimo disse...

Ah desculpa..mas o uniko preconceito q tenho é contra os crentes...axo eles um bando de fingidos e malucos...desculpe quem é..claro que tem as exceções e tal...mas tenho meus motivos e pelas historia de amigos haahha

Agora hahahahaha...haahahhaha...Tem oregano no peixe..Jesus se enganou hahaha..

Bi@ disse...

Queria ver a cara do INRI CRISTO vendo Jesus de volta
Pagava caroooo pra isto!

Unknown disse...

- Eis um assunto q me atrai, assusta e intriga.
- A religião, Karin?
- Não, minha falta de dotes culinários...

Anônimo disse...

Tu sabe q a Salvia eh alucinogena, neh? Por aqui eles vendem um cigarros de Salvia q te deixam 15 minutos vendo arvores se abracarem. Milagre Divino, desculpe o trocadilho, haha.

Anônimo disse...

Rindo mto, s/coments hj, kkk... =D

Bjus Thatá =***

Laís . disse...

HAHAHA genial!!!
isso me lembrou uma charge da santa seia, com balõezinhos de fala pra cata integrante hahaha
tinha algo do tipo "O Judas pegou todos os pãezinhos, aquele traira"

bem, era mais engraçado que isso e sendo heresia ou não, piadinhas religiosas, dispensando, claro, as de mau gosto, são sempre engraçadas!